Compartilhar espaços em casa

Na vida, uma das coisas que mais teremos que aprender é a compartilhar... E o melhor é começar a aprender isso em casa. De todos os espaços de uma residência, a maioria já é de uso comum, mas os quartos...ah esses podem ou não ser divididos.

Quando falamos em organização, a palavra de ordem é otimização. A regra básica para o sucesso de qualquer organização é otimizar os espaços.
Alguns irmãos fazem até questão de dividir o mesmo quarto, outros, por falta de espaço, ou porque algum parente veio morar com a família, precisam, sem escolha, dividi-lo... Está experiência ajuda todos a aprenderem a conviver com respeito pelo espaço do outro. Normalmente, se torna complicado para quem administra o dia-a-dia da casa, quando os deveres e direitos de cada um não ficam bem determinados.
Para que tudo fique mais fácil, inicialmente precisa ser feita uma avaliação do espaço, das idades e dos pertences de cada ocupante do cômodo. O comprometimento de cada um que irá dividir o espaço, para que os conflitos sejam minimizados, será imprescindível. Descarte o desnecessário. O espaço de cada um precisa ficar bem delimitado, assim como as responsabilidades.


Roupas, brinquedos e material escolar: cada coisa em seu lugar. Cores claras ampliam o ambiente. Utilize móveis práticos, que não tomem muito espaço e favoreçam a circulação. Por exemplo, bicama, beliche, camas com gavetões. Prateleiras ou nichos na parede também são muito práticos. Móveis baixos com rodizios, caixas organizadoras, cestos e baús facilitam a organização dos brinquedos ou calçados, pelas próprias crianças. Bem iluminado e arejado, o espaço está harmonizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário